"A vida só ensina a quem quer e admite que precisa aprender. O conhecimento não está no ar, é preciso buscá-lo."

"É melhor ter coragem de fazer a diferença. Se quiser, é claro. Se não quiser, tudo bem. O futuro espera pelo seu lamento."

AQUI VOCÊ PODE ENCONTRAR MUITA COISA INTERESSANTE OU INÚTIL. DEPENDE DE COMO VOCÊ VÊ.

MAAASSS....!!!!

EXPLORE O BLOG.
GOSTOU? COMENTE, ELOGIE.
NÃO GOSTOU? CRITIQUE. SUGIRA ALGO MELHOR.

QUER CRIAR O SEU? EU APOIO.
CONTO COM SUA AJUDA !!!

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Bom Senso

Quase não ouvimos falar em bom senso hoje em dia. Isso é péssimo, entretanto hoje é do que mais precisamos. Fui educado de modo que tivesse bom senso (às vezes meu pai chamava de “Juízo”) e também desassombro, ou audácia, e até hoje ainda uso essas palavras... – diz Daniel Luz. No livro de Robert Persig - “Zen e a Arte da Manutenção de Motos”, o autor faz apologia a tudo quanto o bom senso desassombrado representa. Assim ele escreve:

“Gosto da expressão ‘bom senso desassombrado’ porque ela é simples, desprezada, e tão fora de moda que até parece estar precisando de um amigo: não parece que ela possa rejeitar seja lá quem for que lhe chegar perto. É velha expressão milenar, muito usada... antigamente. Hoje, porém, está em desuso... Uma pessoa cheia de bom senso e desassombro não fica sentada por aí consumindo-se, exasperando-se, por causa das coisas. Tem plena consciência de si mesma, vigia a estrada da vida e enfrenta quaisquer problemas, à medida que vão chegando.”

Logo depois, Persig aplica esse conceito à vida. E esconde seus comentários sob a parábola da manutenção de uma motocicleta:

“Se você vai consertar uma motocicleta, a primeira e mais importante ferramenta é uma boa porção de bom senso e audácia desassombrada. Se você não tem bom senso, nem desassombro, é melhor você recolher as demais ferramentas e guardá-las, porque não lhes serão úteis. Bom senso desassombrado é a gasolina psíquica que alimenta a máquina, e a põe em movimento. Se você não tem esse combustível, não há maneira de consertar a moto. Contudo, se você tem bom senso desassombrado e sabe conservá-lo, não há absolutamente no mundo inteiro quem possa impedir que a moto seja consertada. Está determinado que a moto se consertará. Portanto, o que se deve controlar o tempo todo, o que se deve preservar antes de qualquer outra coisa, é o bom senso e a audácia desassombrada.”

É vergonhoso. Parece-me que as expressões “BOM SENSO”, “JUÍZO”, “AUDÁCIA” e “DESASSOMBRO” se tenham perdido nas gretas do tempo, especialmente agora que a desistência é mais popular do que a persistência.

O juízo, combinado com a ousadia, capacita o indivíduo a economizar, em vez de dissipar cada centavo ganho. Ajuda nas tarefas mais difíceis, como criar criteriosamente um modelo novo, adicionar mais alguns cômodos à casa, estudar um idioma, fazer dieta para perder peso, e manter o perfil delgado... ou ler um livro por mês.

Bom senso desassombrado começa com um compromisso firme.

Bom senso desassombrado significa ter disciplina – um dia de cada vez.

Viva o dia de hoje integralmente, sensatamente – como se fosse seu último dia na terra. Pode ser mesmo...

Texto do livro Fênix, de Daniel Carvalho Luz

“Todo homem tem lá seu pouco juízo”. (R. L. Stevenso)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente / Sugira / Opine.

A sua Agência de Viagens ON LINE

A sua Agência de Viagens ON LINE
0482.clubedediarias.com.br

GOOGLE MAPS