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segunda-feira, 10 de maio de 2010

Defina Expectativas

A causa de quase todas as dificuldades de relacionamento se encontra em expectativas ambíguas ou conflitantes em torno de metas e papéis. Quando lidamos com a questão de quem faz o quê no trabalho, podemos estar certos de que expectativas pouco claras vão conduzir a uma situação de equívocos que gera desapontamentos e perda de confiança.

Quando as expectativas são implícitas – ou seja, não foram afirmadas ou enunciadas, discutidas – o resultado pode ser desastroso e resultar em afastamento... Ao assumirmos que nossas expectativas não são evidentes e que não foram compreendidas com clareza pela outra pessoa, criamos situações delicadas. Por isso, para não haver perda de confiança é importante deixar claras e explícitas todas as expectativas desde o início. Isso exige um investimento real de tempo e esforço no começo, mas economiza um bocado de tempo e esforço posteriores.

Quando as expectativas não estão claras e não são compartilhadas as pessoas começam a se tornar emocionalmente sensíveis e basta um mal-entendido para complicar tudo, criando choques de personalidade e falhas de comunicação.

Esclarecer as expectativas geralmente exige uma boa dose de coragem; porque é muito mais fácil agir como se as diferenças não existissem e torcer para que as coisas dêem certo, do que encarar as diferenças e trabalhar em harmonia para se chegar a um conjunto de expectativas mutuamente aceitável.

Um bom exercício é imaginar as dificuldades que podem surgir se você e seu chefe tiverem expectativas diferentes em relação ao seu serviço. Você chega nele e pergunta:

- Quando conseguirei a definição de minhas tarefas?
E ele responde:
- Mas estou esperando que você prepare uma lista de tarefas para que possamos discuti-la juntos.
E você argumenta:
- Pensei que definir minhas tarefas fosse função sua.
E seu chefe diz:
- Isso não é função minha. Você não se lembra? Desde o início eu disse que as tarefas que desempenharia no trabalho dependeriam principalmente de você.
E você responde:
- Mas eu entendi que a qualidade do meu trabalho dependeria principalmente de mim. E nem sequer sei qual é o meu trabalho, afinal.

Portanto, fique atento. Situações como essas – de expectativas pouco claras em termos de metas – prejudicam a comunicação e a confiança.

Texto baseado em trecho do livro de Stephen R. Covey, no livro “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”.

Qual é o seu papel na página da história que está sendo escrita hoje? Você já definiu qual será o seu papel? Seja um agente, um personagem atuante, e não uma vítima coadjuvante. Use o melhor do seu talento e ocupe seu espaço em cena de maneira criativa. Decida o que você quer. Há duas escolhas: a consagração dos aplausos, mesmo correndo o risco de levar uma sonora vaia; ou se contentar em somente abrir as cortinas para o espetáculo, sem correr risco algum. Qual vai ser a sua opção?

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