Faça aos outros o que gostaria que fizessem a você. Já ouviu isso ?
Talvez parte dos nossos erros esteja aí. Pais que criam filhos do mesmo jeito olham mais tarde e se perguntam “porque um sai assim e outro totalmente diferente ?”.
As pessoas são diferentes e entender suas diferenças ajuda muito no trato.
Mudam as percepções, valores e jeito de reagir diante dos conflitos da vida. Mudam gostos, referências, preferências, carências, vontades e sonhos. Se é assim, porque devo fazer ao próximo o que gostaria que fizessem a mim ?
Se pais, maridos, esposas, amigos e colegas percebessem isso, teriamos menos conflitos no dia a dia.
Você conhece a pessoa que ama ? Sabe o que ela(e) gosta de verdade ou tenta moldá-la a seu gosto, acreditando que do seu jeito é melhor ?
Isso também é egoísmo.
Compreender as características de cada um, sabendo que ser diferente de você não implica necessáriamente em um erro e transferir essa compreensão para o trato, aproxima as pessoas, abaixa as guardas e desarma os ânimos.
Da próxima vez, aos invés de fazer o que gostaria que fizessem a você, procure olhar mais para o outro e saber o que ele precisa.
Aposto que será melhor para todos.
Flávio Siqueira
É difícil mesmo nos colocarmos no lugar do outro. Mas quando buscamos entender algumas atitudes alheias a melhor coisa é colocar-se no lugar do outro. Sei que ás vezes nos incomodamos, por exemplo, com aquele pedinte insistente. Aquele entre milhares nas ruas. Pois experimente uma só vez estar no lugar dele. Sabe o que vai acontecer? Não, você não vai sentir pena. Com certeza vai olhar para ele com mais respeito, pois muitas vezes tudo o que ele quer é ter a sua vida por um dia. Então, se você respeita a si mesmo vai respeitar a ele também.
As pessoas são mesmo diferentes. E têem necessidades diferentes. Podemos emitir opniões sobre elas, mas essas opniões serão meramente "achismos" se não nos colocarmos no lugar do outro.
Angelo Novaes
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente / Sugira / Opine.