Estou na sala, escrevendo no notebook. Barulho da porta do elevador. Passos no corredor. É o vizinho do 101 chegando pro seu merecido descanso. Opa! Meu cachorro pula por cima de mim e vai até a porta latir, latir, latir igual um maluco. O vizinho chegando pro seu merecido descanso... Meu cachorro despertando pro seu merecido momento de raiva e desespero inútil.
"Pra que isso?" eu pergunto pra ele. (E, além de tudo, ele não responde nada!!) Por acaso o vizinho se amedrontou e voltou correndo pro trabalho? Não. O vizinho reagiu com a mesma moeda, gritando do outro lado da porta em um duelo furioso e barulhento? Claro que não. Então... Pra quê?
Nessa hora a gente pensa, "Como os cachorros são idiotas!"
Mas e se a gente resolver pensar mais um pouco? Será que às vezes também não desperdiçamos energia dessa forma, como fez o Totó? (O nome dele é Elvis. "Totó" é só um substantivo canino genérico) Quando a gente briga por motivos ridículos... (Repara! Isso acontece com todo mundo, o tempo todo) Quando a gente perde a calma com acontecimentos do dia-a-dia... (Que, na maioria das vezes, podiam ser evitados)... No final o que a gente ganha? Nada. É energia desperdiçada.
Se os cachorros (O Elvis e todos os outros Totós) tivessem um pouco mais de inteligência talvez pensassem assim:
- Peraí... Todo dia esse xarope do 101 chega e eu levanto desesperado pra latir. E nunca acontece nada! Ele entra no apartamento dele, eu fico latindo mais um pouco... Aí minha boca fica seca, minha garganta dói e eu volto pro sofá... Cara... Isso me desgasta muito! Quer saber? A partir de hoje parei de me estressar com isso... Vou ficar deitadão, comendo meu biscoitinho em formato de osso que eu ganho muito mais! Deixa o cara do 101 sair pra trabalhar, chegar pra jantar... Francamente... Eu tenho mais o que fazer!!!
É... Eles não podem tomar esse tipo de atitude. Mas... A gente pode, né? Então... Antes de latir ou correr atrás do rabo... O negócio é analisar, refletir, questionar... Afinal... Ih! Vou ter que terminar por aqui. O cara do 101 chegou. Elvis, para com isso! Volta aqui... Ei... Elvis... Quer um biscoito? Elvis!!!
Paulo Faiock
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente / Sugira / Opine.