Carpe Diem, “aproveite o dia”, tornou-se um convite estimulante e de tão forte apelo que o leitor é capaz de ficar um tanto desapontado, com o original de Horácio. O poeta aconselha seu amigo, não ir a luta e conquistar o mundo, mas sim a voltar ao trabalho de sempre.
Ninguém sabe o que os deuses lhe reservam, assegura Horácio; então, a melhor coisa é parar de sonhar com o futuro, admitir que a vida é curta, e colher os frutos de hoje.
Esse é o tipo de frase que agradeço, mas prefiro considerar fora do contexto. As interpretações que vieram depois sobre esse tema são muito mais românticas, ou pelo menos, mais interessantes. Veja, por exemplo, o filme de Peter Weir, Sociedade dos Poetas Mortos, onde Robin Willians interpretava um professor que insitava seus alunos ao Carpe-Diem, ou seja, usar da oportunidade de viver mais este dia, e fazê-lo com intensidade! É isto que estou sugerindo.
Certamente não estou pregando o desfrute agora e pague depois! O que quero é dizer que nossa melhor chance é aproveitar o presente, para planejar nossa qualidade de vida no futuro, mas fazendo com que seu futuro comece hoje, e já comece a lhe trazer boas coisas hoje.
Muitos têm consciência do momento atual, sem que para isto seja necessário fazer muito esforço - quando estão vivendo plenamente no presente, ao invés de mentalmente girando e se contorcendo no passado.
Outras pessoas são mais infelizes, estão vivendo suas vidas olhando para trás, por cima de seus ombros. Que desperdício! Nada atrás pode ser alterado.
O que está no passado? Somente duas coisas: ou grandes realizações e empreendimentos que nos poderiam tornar orgulhosos revivendo-os, ou que nos poderiam tornar indiferentes, se descansarmos sobre eles... ou fracassos e derrotas que não podem ajudar-nos, mas podem despertar sentimento de culpa e vergonha. Por que no mundo alguém gostaria de voltar àquela areia movediça? Nunca fui capaz de calcular isso corretamente. Ao relembrar aqueles acontecimentos inglórios e ineficazes de ontem, nossas energias são solapadas para enfrentarmos as exigências de hoje.
Os bons velhos tempos não significam o período em que foi jovem, ou mesmo os dias de “glória” de sua carreira. Para ser mais exato, o importante são os dias de hoje, este dia que se desenrola à sua frente, agora. Carpe Diem, aproveite o dia!
...mesmo enquanto falamos, o tempo, malvado, nos escapa: aproveita o dia de hoje e não te fies no amanhã.
Texto do livro Insight I de Daniel Carvalho Luz
"Viva o hoje como se não houvesse o amanhã." A frase é empolgante para alguns. Estes até a seguem sem restrições. Mas na prática a vida é bem diferente.
"Viver intensamente o hoje pensando no amanhã." Para mim, esta sim é uma das frases que melhor se a aplica a uma vida com menos decepções e desgastes.
Angelo Novaes
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente / Sugira / Opine.